Saltar para o conteúdo

Dietas à base de plantas e vegetais crus associam-se a perda de peso e menor risco de doença cardíaca

Mulher a preparar salada saudável com legumes frescos numa cozinha luminosa e moderna.

As pistas continuam a acumular-se: mais uma revisão concluiu que as dietas à base de plantas estão associadas a melhor saúde a longo prazo, desta vez com destaque para a perda de peso e para a prevenção de doença cardíaca.

Os autores - liderados pela investigadora médica Yani Xu, do Qilu Hospital of Shandong University, e os seus colegas - identificaram ainda que o consumo de vegetais crus poderá ter um papel importante nestes resultados.

"A obesidade e as suas complicações associadas não só levam ao aumento da morbilidade e da mortalidade, como também a uma redução da qualidade de vida", escrevem Xu e a equipa no artigo.

"Uma dieta à base de plantas é uma opção viável para as pessoas que pretendem controlar o peso corporal e melhorar a qualidade da sua alimentação para prevenir e tratar doenças metabólicas."

Dietas à base de plantas, perda de peso e doença cardíaca

Ao longo dos últimos anos, os estudos têm repetidamente apontado ligações fortes entre padrões alimentares vegetarianos e veganos e um menor risco de doenças graves - desde níveis de colesterol mais favoráveis e benefícios para o coração, o cérebro, o intestino e o sistema imunitário, até a uma maior longevidade em termos gerais.

Isto não significa que todos devam deixar de comer carne de um dia para o outro, mas sugere que reduzir a carne quando possível pode ter um efeito muito positivo na saúde.

O que mostrou a revisão de Yani Xu

Ao rever a literatura científica existente, Xu e os colegas encontraram 24 estudos que analisavam a relação entre dietas à base de plantas e perda de peso. Em conjunto, os dados incluíam informações sobre 2,223 pessoas com idades entre 18 e 82 anos, e os períodos de intervenção variavam entre duas e 96 semanas.

De acordo com os investigadores, os efeitos favoráveis das dietas à base de plantas parecem aumentar com o tempo. Embora as pessoas que seguiram uma alimentação estritamente vegana tenham registado a maior perda de peso, essa diferença não foi significativamente superior à observada em participantes que continuaram a consumir lacticínios e ovos.

Porque é que os vegetais crus podem fazer a diferença

Os autores observaram, contudo, que os estudos em que houve um aumento do consumo de vegetais crus foram os que pareciam sustentar as associações mais fortes com menor risco de obesidade e de problemas cardíacos.

Mesmo ensaios clínicos aleatorizados e controlados como estes não conseguem confirmar se comer vegetais crus melhora diretamente a saúde. Por isso, a equipa acrescentou uma segunda análise com base em randomização mendeliana, uma abordagem mais adequada para explorar relações de causa-efeito em temas de saúde.

Ao analisar uma base de dados pública com genomas completos, os investigadores selecionaram variantes genéticas que pudessem ser associadas, do ponto de vista estatístico, a fatores como dietas à base de plantas, consumo de vegetais e desfechos de saúde adversos. A partir daí, a análise por randomização mendeliana indicou que comer mais vegetais crus tinha maior probabilidade de estar por trás da perda de peso do que fatores genéticos.

"Os vegetais crus contêm fitoesteróis e gorduras insaturadas que reduzem as concentrações de colesterol no sangue", explicam Xu e a equipa na revisão. "Também contêm várias substâncias (por exemplo, tocoferóis, ascorbato, carotenoides, saponinas e flavonoides) que podem reduzir a inflamação e o stress oxidativo, reduzindo assim o risco de doença cardiovascular."

Limites e riscos de uma estratégia demasiado restritiva

Aumentar a quantidade de vegetais crus na alimentação pode ser uma forma útil de melhorar a saúde, mas é importante lembrar que levar demasiado longe uma estratégia crua e à base de plantas também pode trazer problemas. Dietas vegetarianas podem causar défices nutricionais se não forem bem planeadas.

Por exemplo, a vitamina B12 obtém-se com mais facilidade a partir de produtos de origem animal, e níveis baixos podem provocar aftas, icterícia, problemas de visão, depressão e outras alterações do humor. Além disso, para pessoas com determinadas condições clínicas relacionadas com a alimentação, manter o vegetarianismo pode ser particularmente difícil.

Por estas razões, os investigadores sublinham muitas vezes que a mensagem mais importante destes estudos é incluir mais vegetais na dieta, em vez de se tornar estritamente vegano.

Esta revisão foi publicada na Frontiers in Nutrition.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário